Unidade: Rio de Janeiro Tipo do Curso: Pós-Graduação Duração: 360 horas

Coordenação do Curso:

Profa. Ana Shirley de França Moraes

Por que escolher este curso?

Por seu enfoque gestor, administrativo, o curso traz caráter inovador no âmbito da Pós-graduação Lato sensu. Reúne a visão interdisciplinar e transdisciplinar, com vistas a formar integralmente os profissionais na área de direção, coordenação, supervisão, gerência que atuem em qualquer instituição de ensino e de modelo de educação.

Ao mesmo tempo, torna-se oportuno, uma vez que hoje há, cada vez mais, as exigências de formação holística a todo profissional que atue na área de direção e gestão educacional. Tanto na iniciativa pública, quanto em organizações privadas.

Sob o ponto de vista da concorrência no mercado das organizações de ensino e educação, hoje, cada vez mais, se exigem gestores de escolas, universidades ou instituições que promovam ações educacionais organizadas, maiores conhecimentos administrativos, lado a lado a conhecimentos acadêmicos, ou seja, o desenvolvimento de competências administrativas e pedagógicas simultaneamente. Para realizar a gestão de uma escola, não basta ser professor, nem tampouco só administrador, é preciso uma formação mais interdisciplinar e transdisciplinar que os formem para atuar num conjunto de atividades plurais e contingenciais.

Nesta lógica, o curso de Gestão Educacional: Formação de Gestores de Instituições Educacionais se apresenta e se torna necessário ao momento das organizações voltadas ao âmbito da Educação.

Finalizando, como de suma relevância para o curso criado, é a exigência na Lei 9394/96, no seu artigo 64, que se passa a transcrever, a saber:

Art. 64 – A formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica, será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação, a critério da instituição de ensino, garantida, nesta formação, a base comum nacional.

Em virtude do exposto, o curso aqui proposto satisfaria as exigências legais, pondo aptos e em situação legal aqueles que dirigem escolas, em qualquer nível de ensino, mas que não tenha formação em Pedagogia.

Qual é o público alvo do Curso?

Profissionais com diploma de graduação de ensino superior da área de gerência e direção de ensino. Profissionais de gestão educacional. Administradores, educadores ou qualquer profissional em nível superior que atue na área de gestão, gerenciamento e direção em organizações educacionais.

Pretende-se desenvolver no egresso do curso um conjunto de habilidades e competências em várias áreas que contribuam à formação holística e proativa.

Qual é a Carga Horária do Curso?

360 horas – 330 horas de conteúdo específicos de desenvolvimento de competências e 30 horas de atividades acadêmicas complementares de especialização, horas dedicadas ao diálogo do curso com o mundo do trabalho.

Como se organiza a estrutura curricular do Curso?

Em 4 módulos disciplinares, cujas disciplinas de integram e conversam entre si, por meio da relação teoria e prática para desenvolver competências.

Quem coordena o curso?

Profa. Ana Shirley de França Moraes

Graduada em Letras e Administração. Mestre em Educação- em Política e Administração da Educação Superior – UERJ e Mestre em Psicopedagogia, , Doutoranda em Ciências Pedagógicas.  Foi Profa. Titular da Universidade Estácio de Sá; Diretora adjunta de Ensino e Educação Corporativa do IARJ. Coordenadora da área de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade Lusófona. Avaliadora MEC/INEP. Integrante da Câmara de Educação do CRA-RJ.

Quais são os professores do curso?

Mestres e Doutores de destaque e profissionais com vasta experiência e vivência na área de gestão educacional.

Prof. Especialista de Gestão Adm. Wagner Siqueira

Foi Presidente do CFA e CRA-RJ. Diretor Geral da Universidade Corporativa do Administrador. É membro da Academia Brasileira de Ciências da Administração, vice-presidente da Escolinha de Artes do Brasil e membro do Conselho Consultivo da FGV Empresa Junior. Foi gestor público.

Prof. Me. Adm. Miguel Marun

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Gama Filho (1986). Pós-graduação em Tecnologia Educacional pela UNIPLI e Mestrado em Sistemas Integrados de Gestão pela UFF. Foi membro da Comissão de Assessores do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2012 para a área de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.

Prof. Especialista de Comunicação José Telmo · 

Formado em comunicação social, é especialista em comunicação. Professor universitário de graduação e pós-graduação.

Prof. Especialista de RH Rosangela de Araújo Ferreira Arruda

MBA Gestão e Governança Cooperativa – Mackenzie, Pós-Graduada em Dinâmica dos Grupos – FATO-RS, Pós-Graduada em Gestão de Recursos Humanos – UCAM, Pós-Graduada em Didática do Ensino Superior – UGF, Graduada em Administração de Empresas – UGF. Certificada em Coaching Integral – INAP/RJ e Liderança Integral – Unipaz. Consultora do Sebrae na área comportamental

Profa. Ma. Adm. Ana Shirley de França Moraes

Graduada em Letras e Administração, Mestre em Política e Administração da Educação Superior – UERJ e Mestre em Psicopedagogia, Doutoranda em Ciências Pedagógicas. Avaliadora Mec/INEP. Coordenadora de Pós-graduação na Lusófona RJ.

Profa. Ma. Adm. Andréa Gomes Bittencourt

Administradora. Mestre em Administração, FGV e Ex. Prof. da Universidade Estácio de Sá e Prof. da PUC/Rio, Foi Coordenadora Executiva do Curso de Administração da Universidade Estácio de Sá. Foi Gestora EAD na Estácio Rio.

Prof. Dr. Marcio Gonçalves

Doutorado em Ciência da Informação pela UFRJ (2014) e mestrado em Ciência da Informação pela UFF (2006). Possui especialização em Gestão de Negócios em Instituições de Ensino Superior) e em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública UERJ (2005). Graduado em jornalismo pela UNESA (2003), com atuação profissional em gestão do relacionamento com clientes (CRM) e em comunicação interna nas empresas Sul América Seguros, Terra Mobile, Iridium Brasil, Atento Brasil e Brasil veículos Companhia de Seguros. Autor de livros. É professor universitário.

Prof. Dr. Adm. Antonio Andrade

Administrador, com Doutorado em Engenharia de Transportes pela COPPE/UFRJ (2007) e Mestrado em Ciência da Informação pela UFRJ (2000). Possui Especialização em Sistemas de Informações Gerencias pela UNESA (1983), MBA em Management pela FGV (1999), Especialização em Psicopedagogia pela UCAM (2004) e, ainda, formação na Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural pelo Hadassad Research Institute – Jerusalém (1997). Professor da UNIRIO

Prof. Dr. Rafael Rocha

Graduado em Comunicação Social. Mestre em Ciências Sociais e Pós-graduado em ética e políticas públicas. Doutor em Tecnologia da Informação. Prof. Universitário. Prof. da Pós de Educação Corporativa no IARJ.

Prof. Especialista em Gestão Adm. Maria Natalina Cinegaglia

Especialista em Recursos Humanos. Professora Universitária. Administradora.

Onde o curso oferece turmas e seus horários?

Barra – 3ª e 5ª, de 19 às 22h

Rua Alm. Heráclito da Graça Aranha, 234, Condomínio Nova Ipanema – Barra da Tijuca – 3º andar do Colégio Anglo Americano

São Gonçalo – Sábado, 8 às 14h

Rua Visconde de Itaúna, n° 2671 – Paraíso – São Gonçalo – Faculdade Lusófona do Rio de Janeiro

Como é a avaliação do curso?

Não há Provas! O curso é avaliado por módulos, mediante trabalhos práticos e aplicáveis na área de formação.

Quais são os conteúdos disciplinares do curso em sua estrutura curricular?

Módulo Básico Comportamental:

  • Comunicação Institucional – Integração do Grupo
  • Ética e Cidadania – Responsabilidade Social
  • Fundamentos Psicossociais na Gestão Educacional

Módulo Básico de Gestão:

  • Teorias Administrativas Aplicadas às Organizações Educacionais
  • Planejamento e Projeto Pedagógico
  • Política e Legislação da Educação
  • Módulo Especializado de Gestão
  • Fundamentos Econômico-financeiros Aplicados às Organizações Educacionais
  • Qualidade de ensino e avaliação interna e externa
  • Gestão da Informação em Instituições Educacionais

Módulo de Formação Acadêmica-mercadológica:

  • Métodos e Técnicas de Projeto: Ênfase em Projetos de Gestão Educacional
  • Didática do Ensino Superior
  • Seminário de projeto em gestão de instituições educacionais

Atividades Complementares