Unidade: Rio de Janeiro Tipo do Curso: Pós-Graduação Duração: 360 horas

Coordenação do Curso:

Prof. José Antonio de Barros

Por que escolher este curso?

A hotelaria tem se constituído em uma área de grande crescimento em nosso país em especial nas principais cidades, diariamente surgem novos empreendimentos, nacionais e ou internacionais, tendo a necessidade de profissionais com formação técnica e conhecimento das principais áreas de um hotel, em busca de uma formação moderna e consistente, idealizamos um MBA, que apresentará estes conhecimentos exigidos por este mercado, buscando-se o que de melhor temos em nosso pais e no exterior no atual estágio de desenvolvimento. Antevemos uma procura significativa, por uma formação acadêmica de bom nível, tendo em vista a maior participação do país em eventos internacionais sediados em diversas capitais e que darão um destaque maior ao turismo.

Um dos maiores desafios dos gestores das empresas da sociedade contemporânea é construir competências para gerenciamento das exigências do mundo globalizado em rápidas transformações.

A cada dia os profissionais se defrontam com novos desafios. Os novos paradigmas gerenciais exigem novas formas de gestão.

O curso de Gestão Hoteleira procura atender um conjunto de ensinamentos e propostas de ações que visam basicamente estimular o comportamento empreendedor dos seus participantes no desempenho de suas atividades profissionais.

Qual é o público alvo do Curso?

Profissionais com diploma em nível superior que pretendam atingir novos níveis de formação acadêmica, dando continuidade as suas carreiras.

Profissionais com interesse em reciclagem.

Profissionais empenhados em desenvolver-se de forma integrada e multidisciplinar e que vêm na Gestão Hoteleira a oportunidade de adquirir as competências essenciais.

Pessoas recém-formadas que aspirem cargos executivos no mercado de trabalho ou em suas empresas e que demandem conhecimentos de Hospedagem, Marketing e e-commerce hoteleiro, Gestão de Pessoas, Gestão de Controladoria em Hotel e Gestão de Alimentos e Bebidas.

Qual é a Carga Horária do Curso?

360 horas – 330 horas de conteúdo específicos de desenvolvimento de competências e 30 horas de atividades acadêmicas complementares de especialização, horas dedicadas ao diálogo do curso com o mundo do trabalho.

Como se organiza a estrutura curricular do Curso?

Em 3 módulos disciplinares, cujas disciplinas de integram e conversam entre si, por meio da relação teoria e prática para desenvolver competências.

Quem coordena o curso?

Prof. José Antonio de Barros

Mestre em Educação pela UNINI Universidade Internacional Ibero americana de Porto Rico, Graduado em Administração de empresas pela Universidade Mackenzie, com especialização em docência do ensino superior pela Universidade Estácio de Sá. Atuou durante 12 anos em redes hoteleiras, Hotéis Othon e Grupo Veplan, exercendo atividades nas Gerências Administrativa e de Recursos Humanos tendo atuado na equipe de inauguração dos Hotéis Rio Othon, Internacional Othon, Bandeirantes Othon e Imperial Othon.

Foi diretor Regional da Golden Cross no Rio de Janeiro, respondendo por toda operação rio em três oportunidades perfazendo 10 anos. Em 2011 fui convidado a assumir na Assim Saúde a função de CEO, respondendo por toda a direção da empresa e respondendo ao conselho de acionistas.

Destaca-se, ainda, a participação, como coordenador, no curso de Pós de Gestão Hoteleira, junto a FIB em Salvador, com a participação da equipe de professores da Estácio Rio de Janeiro, onde foram formadas duas turmas.

Quais são os professores do curso?

Mestres e Doutores de destaque e profissionais com vasta experiência e vivência na área de gestão hoteleira.

Prof. Me. José Antonio de Barros

Mestre em Educação, Graduado em Administração de empresas, com especialização em docência do ensino superior. Tendo Atuado durante 12 anos em redes hoteleiras, Hotéis Othon e Grupo Veplan exercendo atividades nas Gerências Administrativa e de Recursos Humanos tendo atuado na equipe de inauguração dos Hotéis Rio Othon, Internacional Othon, Bandeirantes Othon e Imperial Othon. Fui diretor Regional da Golden Cross no Rio de Janeiro

Prof. Me. Alexandre Fernandez – Mestre em Desenvolvimento local com ênfase em turismo – Pós-graduado em Gestão empresarial em Turismo e Hotelaria – Graduado em Hotelaria e Turismo e em Gestão de Recursos Humanos, experiência em Hotel de Cadeia internacional, consultoria para abertura de empreendimentos hoteleiros, Treinamento em Shoppings hotéis, restaurantes e hotelaria hospitalar.

Onde o curso oferece turmas e seus horários?

Barra – 3ª e 5ª, de 19 às 22h

Rua Alm. Heráclito da Graça Aranha, 234, Condomínio Nova Ipanema – Barra da Tijuca – 3º andar do Colégio Anglo Americano

São Gonçalo – Sábado, 8 às 14h

Rua Visconde de Itaúna, n° 2671 – Paraíso – São Gonçalo – Faculdade Lusófona do Rio de Janeiro

Como é a avaliação do curso?

Não há Provas! O curso é avaliado por módulos, mediante trabalhos práticos e aplicáveis na área de formação.

Quais são os conteúdos disciplinares do curso em sua estrutura curricular?

Gestão Empresarial

  • Tecnologia e Marketing Hoteleiro
  • E-Commerce e revenue management 
  • Gestão Financeira e Controladoria
  • Gestão de Estratégica em RH

Gestão Operacional

  • Gestão Operacional
  • Gestão em Hotelaria e Hospedagem
  • Gestão Operacional e A&B
  • Gestão de Instalações e Equipamentos 
  • Gestão de Qualidade em Hospitalidade

Planejamento e Estratégias Empresariais 

  • Business e Empreendedorismo
  • Gestão Estratégica de Meios de Hospedagem
  • Legislação em Hotelaria
  • Metodologia e técnica de Projeto 
  • Seminário de Projeto em Gestão hoteleira

Atividades Complementares