O cenário causado pela pandemia do novo coronavírus, trouxe profundas mudanças no comportamento e na forma de tratamento que as pessoas, de modo geral, estão enfrentando no meio acadêmico e também em outros setores da nossa sociedade.
Em um bate-papo com Daiana Dalla Vecchia, Coordenadora de Operações Acadêmicas da Faculdade Lusófona da Bahia (FL-BA), conversamos sobre como a faculdade se adaptou a essa nova realidade de ensino e as expectativas para o segundo semestre do ano letivo.
Confira essa entrevista na íntegra:
Acompanhando o cenário atual, o que a Lusófona está fazendo para manter as aulas para os alunos?
Diante da situação imposta pela pandemia do Covid-19, a Faculdade Lusófona da Bahia buscou mecanismos para dar continuidade ao semestre vigente, garantindo que os alunos pudessem adquirir o conhecimento necessário para a etapa do curso em que estão matriculados. Nesse sentido, as aulas foram mantidas conforme calendário acadêmico proposto para o ano de 2020. As aulas continuaram de forma remota, ministradas no mesmo horário convencional da aula presencial, pelos próprios professores da disciplina, usando recursos tecnológicos.
Além disso, devido a esta situação excepcional, a IES (Instituição de Ensino Superior) dispõe de uma plataforma de conteúdos para cursos de ensino superior, a Blackboard Sagah, na qual os professores disponibilizam diversas atividades como listas de exercícios, fóruns de discussão, leitura de artigos, entre outras.
Os professores, bem como a coordenação têm mantido contato com os alunos também via e-mail e whatsapp, no intuito de acolher o aluno da melhor maneira possível. Dessa forma, todas as dúvidas são sanadas e todo conteúdo necessário é ministrado.
Como está acontecendo o processo?
A IES deu continuidade às suas atividades conforme calendário acadêmico estabelecido para o ano de 2020. As aulas online e ao vivo ocorrem todas
às noites, entre 19:00 e 22:00 horas, ou seja, no horário convencional das aulas presenciais.
As atividades administrativas da instituição seguem normalmente. Disponibilizamos o laboratório de informática para que aqueles alunos com dificuldade de acesso à internet possam acessar os conteúdos ministrados pelos professores (as aulas ficam gravadas para que o aluno possa assistir em outro horário, caso tenha alguma dificuldade de assistir ao vivo) e possam realizar as atividades solicitadas. Cabe destacar que tomamos todas as medidas de segurança e higiene cabíveis. Os alunos ligam e marcam um horário para evitar aglomerações.
Qual plataforma está sendo utilizada?
Para as aulas online inicialmente utilizamos o Skype e atualmente estamos utilizando o Microsoft Teams. Para acesso a conteúdos do curso, lista de exercícios, artigos, fóruns de discussão, entre outros utilizamos a Blackboard Sagah.
Os alunos ficaram algum dia sem aulas?
Os alunos ficaram sem aula apenas na primeira semana em que foi decretada a suspensão das aulas, no começo da pandemia, ou seja, do dia 16/03/2020 a 20/03/2020. Na semana seguinte já seguimos com os conteúdos sendo ministrados de forma remota.
Na semana do dia 25/05/2020 a 29/05/2020 foram antecipados alguns feriados em Salvador. Entretanto, mantivemos as nossas aulas online normalmente, para evitar que ocorressem atrasos no calendário acadêmico.
Eles terão férias normais em julho?
Terão férias normalmente. O último dia letivo será dia 01/07/2020 e o segundo semestre, 2020.2, inicia dia 10/08/2020.
A Faculdade Lusófona está se preparando para receber os alunos pós-pandemia, o que está sendo feito com relação a infraestrutura e cuidados básicos com a saúde?
A Faculdade Lusófona da Bahia tem buscado atender todas as recomendações dos governantes e órgãos de saúde. Todos os colaboradores fazem uso de máscara durante o expediente, bem como durante o deslocamento entre suas casas e a Faculdade.
Ao retornarem às aulas presenciais, os alunos também deverão manter o uso de máscaras e distanciamento dentro da sala de aula. Disponibilizamos álcool em gel 70% nas salas, recepção, secretaria, NAE e Biblioteca, bem como banheiros funcionando adequadamente para que qualquer pessoa consiga fazer a higiene das mãos. Diversos cartazes com as medidas contra o coronavírus estão espalhadas pela instituição.
Vocês receberam algum aluno de outra instituição neste período?
Não!
A Faculdade Lusófona da Bahia faz parte do maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior, secundário e básico em todos os países onde se fala a língua portuguesa. Nesse momento tão difícil que o Brasil e o mundo enfrentam, a Faculdade Lusófona da Bahia está ao lado do estudante, para que não percam a oportunidade de ingressar na profissão tão sonhada e viva as melhores experiências universitárias.
Importante destacar que a Lusófona é uma das maiores redes de ensino privado da Europa, e no Brasil está presente em três estados.