Faculdade Lusófona do Rio de Janeiro – Inclusão

A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NAS ORGANIZAÇÕES:
DESAFIOS, ASPECTOS LEGAIS E SUPERAÇÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO
Nos meses de abril e maio nos dedicamos com o Projeto de Pesquisa da Faculdade Lusófona RJ
A inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é bem difícil. São poucas as organizações no Brasil que têm o percentual de 5% de pessoas com deficiência (PcD) em seu quadro de colaboradores – conforme exigência da lei nº 8.213/91, que completou 30 anos em 2021. Segundo a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), de 2019, há 486.756 PcD trabalhando formalmente no país, o que representa menos de 1% dos empregados. E além disso, há grande desconhecimento em relação à legislação.
Por isso, diante de tamanha responsabilidade, a Faculdade Lusófona do Rio de Janeiro instituiu nos cursos de graduação em Direito e Administração um programa de pesquisa sobre o tema para formar os seus estudantes, debater soluções e conscientizar – o Projeto Integrador 2022.
O Projeto Integrador é uma atividade para desenvolvimento da interdisciplinaridade e transversalidade, pois estabelece a conexão dos conhecimentos desenvolvidos com todas as disciplinas dos cursos. Uma abordagem que sempre se aproxima, de forma atualizada, dos problemas do mundo do trabalho na área de formação.
A primeira etapa já aconteceu no mês de abril com ótimos resultados, descobertas, atualizações e desafios. Os estudantes se dividiram em grupos, pesquisaram sobre diferentes aspectos do tema e apresentaram seus insights de forma pública; a pesquisa é atual, pertinente e desperta os alunos para os desafios que estão diante de nós. No mês de maio, o projeto continuou com uma série de seminários e workshops, presenciais e remotos.