Por que escolher este curso?
O Curso de Pós-graduação Lato Sensu em HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA, AFRO BRASILEIRA tem um enfoque multidisciplinar ,interdisciplinar e transdisciplinar, pois parte-se da constatação de que as áreas dos estudos africanos e das relações étnicas e raciais não podem ser adequadamente abordadas seguindo-se a tradição disciplinar linear, nem devem estar a ela submetidas. Neste sentido, busca-se mobilizar profissionais da área, da Educação, das diversas matrizes das ciências humanas, exatas, ciências e suas tecnologias – áreas do conhecimento (CNPq/CAPES).
Ao abordar o eixo principal composto pela diversidade, identidade e etnicidade sendo contempladas as diferentes dimensões sobre a desigualdade racial e o racismo. Busca-se situar os estudantes no contexto da história africana e afro brasileira, com ênfase na sua contribuição histórica e cultural, e seu desafio na relação integração-distanciamento.
O Projeto Pedagógico do Curso é a construção histórico-social do conhecimento, o movimento panafricanista, onde o mesmo é construído na relação tensa entre o conhecimento popular (tradicional) e os conhecimentos científicos, estes assumindo o papel de desnaturalizar as desigualdades sociais, étnicas e raciais, (des) construindo os mitos que sustentam o racismo estrutural e institucional que subordina as relações entre classes, gênero e raça/etnia.
Qual é o público alvo do Curso?
Profissionais com formação superior em licenciaturas e graduações afins.
Profissionais graduados em Ciências Sociais Aplicadas, integrantes de agências governamentais (municipais, estaduais, federais), organizações da sociedade civil, iniciativa privada, professores da educação básica e do ensino superior, que desejam aprofundar seus conhecimentos e práticas em História e Cultura Afro-brasileira.
Qual é a Carga Horária do Curso?
A estrutura curricular do curso tem carga horária de 360 h/a, divididos em 15 componentes curriculares.
Atividade complementar 40 horas
Quem coordena o curso?
Profa. Doutora Josiane Cristina Climaco
Doutora em Educação pelo PPGE – UFBA ( 2022), Mestre em Educação pelo PPGE-UFBA (2016), Especialista em planejamento Educacional – UNIVERSO (2000) e Metodologia do ensino da Educação Física, Esporte e Lazer – UNEB (2009) e graduada em Licenciatura em educação física pela Fundação Osvaldo Aranha (1990). Atualmente é professora – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA, foi Supervisora do Programa Institucional de Bolsas e Iniciação à Docência da Universidade Federal da Bahia (UFBA) 2011-2018.
Membro do grupo de pesquisa LEPEL (UFBA), professora colaborada do grupo de pesquisa Crescer – Escola de Enfermagem (UFBA). Coordenadora Executiva do Fórum Nacional de Mulheres Negras -BA; Conselheira dos Direitos das Mulheres (CDDM-Ba); Coordenadora do Fórum da Educação Básica – ERER da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros(as) – ABPN; Coordenadora da Associação Nacional pela formação dos profissionais da educação (ANFOPE – BA )
Equipe Docente
Especialistas Mestres, Doutores e profissionais com vasta experiência na área de estudos Africanos: História e Cultura Afro brasileira.
Onde o curso oferece turmas e seus horários?
Rua das Hortênsias, 699 – Pituba, Salvador – BA
Encontros modulares finais de semana
Como é a avaliação do curso?
Não há provas! Como parte de nossa metodologia de ensino voltada para a prática, o curso é avaliado por núcleo, mediante trabalhos práticos e aplicáveis na área de formação. A avaliação do Núcleo Especializado Formativo é o Trabalho de Conclusão de Curso.
Planos de Estudos
História da África pré-colonial – 30 h
História da África Contemporânea – 30h
Metodologia do Trabalho Científico – 30h
Geopolítica de Territórios africanos – 20h
Ética, Estética Educação e Sociedade – 20h
O movimento Pan Africanista – A resistencia africana e diaspórica – 30h
Diáspora africana, políticas públicas e poder: movimentos sociais de resistência – 20h
Literatura Africana e Afro brasileira – 20h
Educação para as relações etnicos raciais – 30h
As Religiões Afro-atalnticas e processos civilizatórios – 20h
A Questão Quilombola na Atualidade: conceito, certificação e titulação - 20h
Mulheres Negras: diversidades e negociações das teorias feministas - 30h
Saúde da População Negra – 20h
Introdução à Ciência e Tecnologias Africana e Afrodescendentes - 20h
TCC – Seminário de Apresentação 20h
Seminários temáticos – 40 h (Lusófona da África)
Investimento e Inscrições
Matricula R$ 195,00 + 15 parcelas de R$195,00 (10% de descontos para pagamentos até a data de vencimento)
Inscrições e Informações
71/ 3015-7222 71/ 3043-2333 WhatsApp (71) 9 96 03 9612