Unidade: Rio de Janeiro Tipo do Curso: Pós-Graduação Duração: 700 horas

Coordenação do Curso:

Professora Doutora Ana Maria Nunes El Achkar

Sobre o Curso

Por que escolher este curso?

Você já ouviu falar em neuroeducação? Eis aqui uma grande promessa no mercado educacional!!! O conceito-chave da neuroeducação é o respeito às individualidades do educando, pois cada um tem uma maneira própria de aprender e isso deve ser explorado.

O funcionamento do cérebro e as funções cognitivas e comportamentais são os responsáveis por esse processo de aprendizagem individual.

Para entender melhor, venha conhecer o CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA COM ÊNFASE EM NEUROEDUCAÇÃO (CLÍNICA E INSTITUCIONAL) da Faculdade Lusófonas do Rio de Janeiro!

O Curso de Pós-graduação Lato Sensu de Psicopedagogia com ênfase em neuroeducação (clínica e institucional), surge para atender uma formação técnica específica, com abrangência das demandas de conhecimento relativas à Neuroeducação, tema em voga, para atendimentos educacionais especializados presentes na educação formal, não formal e informal e do interesse pelos conceitos atuais da educação e problemas relacionados a aprendizagem, razão pela qual se justificou a elaboração deste curso.

O curso foi concebido de tal forma a permitir uma paulatina aquisição dos saberes e conhecimentos requeridos para esta especialização profissional. Ao lado das aulas expositivas, serão empregados múltiplos recursos didático-pedagógicos para o desenvolvimento cognitivo dos pós-graduandos. A originalidade acadêmico-científica se manifesta na medida em que o curso de PSICOPEDAGOGIA COM ÊNFASE EM NEUROEDUCAÇÃO (CLÍNICA E INSTITUCIONAL) seja um constante diálogo com a pedagogia e a psicologia, haja vista que, o curso intenciona discutir os problemas oriundos de aprendizagens, conforme relevância, e seus índices dentro de variados contextos.

A formação em Psicopedagogia, com ênfase emneuroeducação, é uma tendência atual que qualifica os profissionais, a fim de revertermos os indicadores relacionados à problemas de aprendizagens no campo da prevenção e intervenção. Todo profissional ligado à educação, à saúde e ciências afins, buscam aprofundamentos vinculados à possibilidade de um trabalho diferenciado em aprendizagem para crianças, adolescentes, jovens e adultos.

O Curso de Especialização em Psicopedagogia com ênfase em Neuroeducação (Clínica e Institucional) tem como objetivo geral qualificar psicopedagogos para promoverem avaliação e intervenção psicopedagógica em sujeitos que apresentem dificuldades e/ou transtornos da aprendizagem, visando o apoio aos indivíduos e aos grupos envolvidos neste processo, na perspectiva da diversidade e da inclusão. Importa ainda destacar que o curso integra várias áreas do conhecimento para compreender os conceitos pertinentes às dificuldades e transtornos de aprendizagem. Entender a construção do sujeito em sua integralidade no contexto do ensino e aprendizagem.

O especialista em psicopedagogia clínica e institucional poderá atuar na área clínica, em consultório próprio, trabalhar em instituições, em que terá como principais campos de atuação: escolas, hospitais, clínicas, empresas e também no terceiro setor. E ainda poderá exercer atividades em equipes multidisciplinares e de Assessoria Pedagógica.

A Psicopedagogia com ênfase em neuroeducação – clínica e institucional se propõe a contribuir acerca do processo de aprendizagem, suas dificuldades, prevenção, possibilidades e resgate no sentido de ser/estar no mundo, favorecendo o ato de aprender com prazer e se desenvolver de forma plena.

Qual é o público alvo do Curso?

O curso é voltado a profissionais ligados à área da Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e áreas afins.

Qual é a Carga Horária do Curso

A estrutura curricular do curso tem carga horária de 700 h/a no total, das quais 365h são destinadas às aulas teóricas e 335h às aulas práticas.

Quem coordena o curso?

Professora Doutora Ana Maria Nunes El Achkar

Doutora e Mestre em Psicologia, com Pós-doutorado em Psicologia com ênfase em Resiliência Humana. Pós-Graduada em Artes Leituras Contemporâneas e em Psicopedagogia. É Graduada em Artes Plásticas e Pedagogia.

Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior MEC/INEP. É pesquisadora do Centro de Referência e Atenção às Famílias, Profissionais e Agentes Sociais – CRAFPAS da UNIVERSO em parceria com o CRAF/FURG. Membro do Grupo de Trabalho (GT) em Saúde Comunitária da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Membro dos grupos de pesquisa Desenvolvimento Sóciocognitivo, Relações Interpessoais e Educação/CNPq/ UNIVERSO; NuDERI – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento Humano e Relações Interpessoais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e Relações Interpessoais e Competência Social / CNPq / UFSCAR.

Revisora de Artigos Científicos em diversos periódicos com Qualis A: Revistas: Paidéia (Ribeirão Preto), Estudos e Pesquisas em Psicologia UERJ, Revista Avaliação Psicológica da Universidade São Francisco -SP, Revista Psicologia: Ciência e Profissão do Conselho Federal de Psicologia.

Autora da obra “Resiliência, ferramenta para uma educação de qualidade, 2ª edição. Curitiba. Editora Appris, 2019 e participação em capítulos em diversas obras a exemplo de: Achkar, A. E.; Yunes, M.A.M. Considerações Teóricas sobre Resiliência Comunitária e os indicadores de Saúde Comunitária. In: Sarriera, J.C.; Rocha, K.B.; Inzunza, J.A.; Silva, R.B.(Org.). Bem-estar e Saúde Comunitária: Teoria, metodologia e práticas transformadoras. Appris, 2019, 277 p.  Leme, V. B. R. ; Fernandes, L. M. ; Jovarini, N. V. ; Achkar, A. E. . Relações interpessoais e habilidades sociais de adolescentes de contextos sociais vulneráveis. In: Zilda A. P. Del Prette; Adriana B. Soares; Camila De S. Pereira-Guizzo; Marcia F. Wagner; Vanessa B. R. Leme. (Org.). Habilidades Sociais: Diálogos e intercâmbios sobre pesquisa e prática. 1ed. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2015, v. ‘, p. 221-249. 1. ed. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2015. v. 1. 512p. Achkar, A. E. COMPETÊNCIA SOCIAL E RESILIÊNCIA DOCENTE: NOTAS SOBRE UMA EXPERIÊNCIA. In: Luciana Campos. (Org.). Resiliência e Habilidades sociais: Reflexões acerca das suas articulações e seus desdobramentos na escola e na vida. 1. ed. Curitiba: Appris, 2014, v. 1, p. 63-89.

Colaboradora de publicações de várias revistas Qualis A da Psicologia e Psicologia e Educação, dentre elas: Estudos e Pesquisas em Psicologia UERJ, Psico-USF, Bragança Paulista e Psicologia Escolar e Educacional, SP.

Quais são os professores do curso?

Mestres e Doutores de destaque e profissionais com vasta experiência e vivência na área da Psicopedagogia Clínica e Institucional com ênfase em Neurociências com foco em educação.

Onde o curso oferece turmas e seus horários? 

Barra – 3ª e 5ª, de 19 às 22h

Barra – Sábado, de 8 às 14h

Rua Alm. Heráclito da Graça Aranha, 234, Condomínio Nova Ipanema – Barra da Tijuca – 3º andar do Colégio Anglo Americano

São Gonçalo – 3ª e 5ª, de 19 às 22h

São Gonçalo – Sábado, de 8 às 14h

Rua Visconde de Itaúna, n° 2671 – Paraíso – São Gonçalo – Faculdade Lusófona do Rio do Janeiro

Quais os conteúdos disciplinares fazem parte da estrutura curricular do curso?

MATRIZ – DISCIPLINAR

Núcleo básico

  • INTRODUÇÃO A PSICOPEDAGOGIA (Clínica e Institucional) 25h
  • BASES NEUROBIOLÓGICAS DA APRENDIZAGEM 25h
  • PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO (COGNIÇÃO, PSICOMOTRICIDADE, PSICANÁLISE) 40h

Total: 90 horas (teóricas)

Núcleo Especializado

  • NEUROFISIOLOGIA, APRENDIZAGEM E PLASTICIDADE (NEUROEDUCAÇÃO) 30h
  • DESENVOLVIMENTO HUMANO: TRANSTORNOS, SÍNDROMES E POTENCIALIDADES NO ÂMBITO DA APRENDIZAGEM 30h
  • CÉREBRO. MENTE E COGNIÇÃO: ASPECTOS PSICOMOTORES E APRENDIZAGEM 30h
  • NEUROPSICOPEDAGOGIA: NEUROCIÊNCIAS APLICADA A EDUCAÇÃO 30h
  • FUNDAMENTOS E PRÁTICAS EM EQUIPE MULTIPROFISSIONAL:  AVALIAÇÃO, DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICA  30h
  • CÉREBRO, ARTE E INTERDISCIPLINARIDADE 30h

Total: 180 horas (teóricas)

Núcleo Formativo Especializado

  • DIDÁTICA PSICOPEDAGÓGICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR 15h
  • CONDUTAS TÍPICAS DA PSICOPEDAGOGIA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA – AEE 25h
  • PSICOPEDAGOGIA HOSPITALAR 25h (AEE)
  • PSICOPEDAGOGIA SOCIAL 15h
  • PSICOPEDAGOGIA EMPRESARIAL 15h

Total: 95 horas (teóricas)

Curso de 365 horas + Horas de práticas, conforme determina a formação clínica.

Como é a avaliação do curso?

Não há Provas! O curso é avaliado por módulos, mediante trabalhos práticos e aplicáveis na área de formação.