Ensino Lusófona
Com o objetivo de acompanhar as mudanças da sociedade e refletir a nossa visão atual e moderna de ensino, temos o prazer de apresentar a nossa nova identidade.
A mudança da marca vem para reforçar o maior objetivo da Lusófona enquanto educadora: garantir a qualidade do ensino. Por isso, a Faculdade Lusófona agora passa a se chamar Ensino Lusófona.
O ensino é a nossa essência, é assim que estamos representados na Europa, África e América do Sul.
Faculdade Lusófona do Rio de Janeiro
Na sexta-feira, dia 19 de novembro, ao final da tarde, a equipe docente da Faculdade Lusófona do RJ se reuniu no auditório para acolher o novo Diretor-geral Acadêmico, Professor Paulo Mendes Pinto. O assunto principal desta apresentação foi o projeto educativo Ensino Lusófona. Esse primeiro momento de acolhimento, culminou com uma agradável confraternização ao final.
Estratégia e Parcerias
Secretaria de Turismo do Município de Cotia
No da 22 de novembro, o câmpus da Faculdade Lusófona de São Paulo recebeu a visita da equipe da Secretaria de Turismo do Município de Cotia (o Secretário de Turismo, Nelson Broering, o Diretor de Turismo, Alexandre Maia, e o Turismólogo, Renato Ferreira).
A delegação conheceu o câmpus e discutiu, com o Diretor-geral Acadêmico, Paulo Mendes Pinto, estratégias para o desenvolvimento da região, especialmente na formação e na capacitação de recursos humanos para a valorização dos produtos turísticos do muncípio.
Academia Lusófona para o Empreendedorismo
Nos dias 29 e 30 de novembro, o Ensino Lusófona – Brasil este representado em Aracaju, Sergipe, num grupo de iniciativas organizadas pelo SEBRAE, SE, em torno da temática do empreendedorismo.
Abriram-se caminhos para o desenvolvimento de parcerias com a Universidade Aberta de Lisboa, através do seu Gabinete de Educação para o Empreendedorismo e Cidadania, entidade de referência a nível internacional, presente neste evento do SEBRAE.
No quadro destas iniciativas, o Prof. Paulo Mendes Pinto teve a honra de participar na Abertura do Encontro «Construindo Pontes Portugal-Brasil», e de entregar o 1º Prémio Ensino Profissional doSebrae, na gala «Educação Empreendedora».
Investigação
Cátedra Marquês de Pombal
No dia 29 de novembro, Paulo Mendes Pinto participou na mesa de abertura da Cátedra Marquês de Pombal instituía pelo Instituto Camões na Universidade Federal de Sergipe.
Já se desenham atividades em parceria com esta Cátedra para o próximo ano, dentro da temática da comemoração dos 200 anos de independência do Brasil,
Na mesa de abertura, estavam também presentes: o Presidente do Instituto Camões, Emb. António Almeida Ribeiro, o Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, o Reitor da Universidade Federal de Sergipe, Prof. Doutor Valter Santana, Coord. da Cátedra Marquês de Pombal, Prof. Doutor Luiz Eduardo Oliveira, Coord. da Cátedra de Estudos Globais da Un. Aberta, Prof. Doutor José Eduardo Franco.
No mesmo dia, foi assinado Convênio de colaboração com a Universidade Federal de Sergipe com vista à edição do Dicionário Enciclopédico das Religiões no Brasil, uma obra de grande folego que irá marcar o estudo do fenómeno religioso no Brasil.
Vida Académica
SEMANA ACADÊMICA INTEGRADA LUSÓFONA
De 3 a 5 de nove,bro, teve lugar a 3ª edição da Semana Acadêmica Integrada toda a comunidade Lusófona da Bahia, Rio de Janeio e São Paulo trocarsm experiências e compartilharam conhecimento com temas abordados pelos diferentes cursos. Ao todo, mais de 1000 alunos participaram do evento que controu com mais de 18 palestras proferidas por profissionais das diversas áreas de conhecimento.
Estamos ansiosos para o próximo em 2022!
Edgar Morin, Introdução às Ciências Humanas (Fac. Lusófona – São Paulo)
No dia 29 de novembro, os alunos do período único encerraram as atividades da disciplina de Introdução às Ciências Humanas com um seminário sobre Edgar Morin fazendo uma análise de conjuntura da situação que vivemos em um mundo pandêmico. As apresentações foram de alto nível e surpreenderam positivamente o professor e os expectadores.
Letras (Fac. Lusófona do Rio de Janeiro)
No dia 29 de outubro, aconteceu no Colégio Paraíso, o Seminário dos alunos do segundo e terceiro semestres do Curso de Licenciatura Letras da FL-RJ. O Seminário é uma atividade curricular obrigatória que promove a interdisciplinaridade, a articulação entre teoria e prática, e ainda permite simular o desempenho do acadêmico em circunstâncias próximas às de um ambiente real, minimizando os impactos da exposição às condições reais de sua futura atuação profissional. A sua construção fornece subsídios para a avaliação das competências e habilidades relacionadas ao perfil profissional do egresso do Curso de Letras da FL-RJ e é um elemento que estimula o trabalho em equipe, o desenvolvimento da criatividade, da liderança, da comunicação e expressão, uma vez que, cada Seminário Integrador precisa ser apresentado por meio de um pensamento crítico e analítico, que tenha como principal meta a inter/transdisciplinaridade.
GASTRONOMIA (Fac. Lusófona – São Paulo)
No dia 26 de novembro, os alunos do curso de Gastronomia apresentaram seus TCCs e, depois da apreciação da banca examinadora, deram um show servindo um jantar maravilhoso para seus convidados.
A atmosfera do evento foi espetacular e refletia o brilho, a textura e o sabor dos variados pratos que foram preparados com muito profissionalismo, zelo, cuidado e carinho. Parabéns aos nossos alunos que mostraram ser merecedores de um futuro brilhante!
Pedagogia (Fac. Lusófona do Rio de Janeiro)
No dia 2 de novembro, a professora Angela Maria da Lusófona RJ, na disciplina Fundamentos da Psicopedagogia do curso de Pedagogia, desenvolveu a Atividade Estruturada Extensionista (AEE) onde realizou a articulação entre teoria e prática, proporcionando a relação Lusófona RJ e sociedade. Após aulas expositivas, rodas de conversas e discussões sobre a temática, a intervenção psicopedagógica através de jogos foi realizada na Escola Municipal Elpídio dos Santos, localizada no Porto Velho, São Gonçalo – RJ.
Direito (Fac. Lusófona do Rio de Janeiro)
No dia 18 de novembro, os alunos de Direito da FL-RJ, apresentaram o encerramento do Projeto Integrador, uma disciplina que trabalha conteúdo da pesquisa. O Projeto Integrador é um projeto interdisciplinar. Ele propicia aos educandos um embasamento prático dos conteúdos teóricos ministrados na sala de aula. A idea do projeto é promover reflexões, indagações e debates de temas atuais, para então, contribuir para sociedade de forma significativa. Assim, ele conjuga o ensino, pesquisa e extensão. Este semestre, no âmbito da disciplina, analisamos a Lei 14.181/21 ( prevenção e tratamento do superendividamento) . Um tema de extrema relevância na atualidade.
Pedagogia (Fac. Lusófona do Rio de Janeiro)
No dia 19 de novembro, tivemos um momento pra lá de especial no Colégio Paraíso-RJ. Em homenagem a Semana da Consciência Negra, a prévia do lançamento da obra “As Cores de Carolina”, de Ana Carolina Machado, fez nossos alunos se divertirem ao mesmo tempo que refletiram sobre as diferenças e a necessidade do respeito às singularidades de cada um. Foi lindo!!! Uma alegria só! Ana Carolina é nossa aluna de Pedagogia da Faculdade Lusófona do RJ e terá sua obra lançada oficialmente na XX Bienal Internacional do Livro Rio 2021 de 3/12 a 12/12 no Riocentro.
Pedagogia (Fac. Lusófona do Rio de Janeiro)
As alunas do Curso de Pedagogia da FL-RJ desenvolveram jogos na disciplina de Fundamentos da Alfabetização no Laboratório Pedagógico. O Laboratório Pedagógico do Curso de Pedagogia tem como objetivo proporcionar aos alunos dos Cursos de Licenciatura da Instituição desenvolvimento de práticas de ensino referentes aos componentes curriculares, bem como estudos e projetos pedagógicos.
Esses recursos pedagógicos, apresentados no da 12 de novembro, estão disponíveis no Laboratório e podem ser utilizados para realização de aulas, práticas de estágio, cursos e demais atividades associadas ao ensino, à pesquisa e à extensão da Faculdade Lusófona -RJ.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Ação na Transcap (Fac. Lusófona de São Paulo)
Cumprindo seu propósito de fazer diferença na vida de sua comunidade, a Faculdade Lusófona de São Paulo atendeu trabalhadores da Transcap no evento Novembro Azul. Por meio de seus coordenadores, professores e alunos, os cursos de psicologia, enfermagem, biomedicina, gastronomia e gestão financeira abordaram temas relacionados a saúde mental, alimentação saudável e orientação financeira. Mais uma vez o Ensio Lusófona traz para a prática os conhecimentos abordados em sala de aula em pról da sociedade.
Ação Social «Cidadania Itinerante» (Fac. Lusófona do Rio de Janeiro)
No dia 20 de novembro, o Cidadania Itinerante aconteceu na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, que fica na Av. Bpo. Dom João da Mata, 80 – Laranjal.
Esta sétima edição do Cidadania Itinerante é uma realização da Secretaria de Assistência Social de São Gonçalo. O projeto foi instituído como política pública no município e, a partir do mês de março de 2022, prestará bimestralmente serviços fundamentais aos gonçalenses.
A ação contou com a presença da Faculdade Lusófona do RJ a oferecer orientação jurídica, orientação ao combate à violência contra as mulheres, orientação profissional e oficina de LIBRAS. Além destas ações, a iniciativa ofereceu isenção para certidão de nascimento, casamento e segunda via de identidade, emissão de CPF, direcionamento sobre Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC), aferição de pressão arterial, odontomóvel, corte de cabelo e recreação infantil.