Como funciona a transferência de faculdade
Você escolheu uma universidade, cursou um ou mais semestres, mas percebeu que não era exatamente aquilo que procurava. E agora?
Primeiro, é importante perceber os motivos pelos quais sua escolha não está te agradando, observar outras melhores opções, e aí partir para uma solução prática: a transferência de instituição de ensino.
Por meio da transferência, é possível trocar de faculdade ou universidade, sem ter que recomeçar o curso.
Aproveitamento de disciplinas
Vamos entender melhor como funciona o processo, tomando como base a Lusófona. Você estuda em outra instituição, fez uma avaliação e concluiu que a Lusófona é a melhor escolha, então, quer se transferir para cá. O que deve fazer?
Primeiro, faça a solicitação de transferência no site da Lusófona. Quando nossa equipe receber seu interesse, entraremos em contato e pediremos que você apresente a documentação necessária. Em seguida, a Coordenação do Curso fará a avaliação do aproveitamento das disciplinas que você já cursou na outra faculdade ou universidade.
Aliás, este é um ponto bem importante. Na Lusófona, por meio de um modelo moderno e multidisciplinar de ensino, o aproveitamento das disciplinas já cursadas é bastante alto. Ou seja, você não perde aquilo que já investiu. Assim que esses dois passos estiverem concluídos, você já pode se matricular nas novas disciplinas e frequentar as aulas na Lusófona.
Documentos para transferência
Para se transferir de faculdade ou universidade, você precisa solicitar alguns documentos na sua instituição de ensino onde estuda para depois apresentá-los na Lusófona. Esses documentos são bem importantes, pois garantem que você já é aluno de ensino superior. Além disso, também é preciso fazer a apresentação de documentos pessoais.
Você pode conferir a lista de documentos necessários abaixo:
Acadêmicos de outras Instituições de Ensino Superior poderão solicitar vaga para ingresso na Lusófona mediante a apresentação dos seguintes documentos, junto à Central de Relacionamento:
Documentos que devem ser solicitados na IES atual:
- Documentos de Transferência – originais (Atestado e/ou Declaração de Vínculo, acompanhado do Histórico de Transferência, ou Guia de Transferência, ou somente o Histórico para Transferência);
- Atestado do ENADE (Situação do Aluno);
- Conteúdos programáticos das disciplinas cursadas e aprovadas;
- Sistema de avaliação da IES;
- Portaria de Autorização ou Reconhecimento do Curso no MEC;
Documentos pessoais:
- Cópia autenticada do Histórico Escolar e do Certificado de Conclusão do Ensino Médio (ref. 2º grau);
- Cópia da Cédula de Identidade atualizada – RG (frente e verso);
- Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento
- Cópia do CPF (Cadastro de Pessoa Física);
- Cópia do Título de Eleitor (frente e verso);
- Cópia do comprovante de residência;
- Cópia do Certificado do Serviço Militar (sexo masculino).
Importante: Obrigatoriamente deverão ser entregues os documentos de transferência, assim como, o Histórico Acadêmico da instituição de origem (primeiro ingresso no Ensino Superior), onde deverá constar a forma de ingresso. Os documentos solicitados na Instituição anterior devem ser originais. Não deixe para solicitar a documentação na Instituição de origem próximo ao término do prazo, os documentos necessários para o processo não ficam prontos no ato.