Educação em Saúde para Prevenção de Gravidez Indesejada – Conheça os Diversos Métodos Contraceptivos

26 de setembro é a data que se recorda o Dia Mundial da Prevenção da Gravidez não Planejada, podemos levar em conta que existem diversas formas de prevenir, cuidar e se proteger. Mas apesar disso, alguns métodos contraceptivos ainda são desconhecidos ou se tem pouca informação sobre eles.

De acordo com o estudo global realizado pela Bayer, com apoio da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, e TANCO – Think about Needs in Contraception (Pensando nas Necessidades em Contracepção). A pesquisa, despertou interesse em mais de 7 mil pacientes e 726 ginecologistas de 11 países da Europa, além do Brasil, buscou, entre outras coisas, identificar a relação das mulheres com os métodos contraceptivos.

A principal ferramenta que contribui para evitar gravidez não planejada é a informação. Atualmente, existem diversos métodos contraceptivos disponíveis, tanto de curta quanto de longa duração. A pílula anticoncepcional se enquadra nos de curta duração, já que precisa ser tomada todos os dias, e o DIU hormonal, por exemplo, se enquadra nos de longa, pois, uma vez colocado, pode permanecer no útero por até cinco anos.

A melhor forma de conscientizar é levar informação correta, clara e objetiva sobre o que acompanha uma gestação e a criação de uma criança.

Com base nesse tema, os alunos do 6° semestre do curso de Enfermagem da Faculdade Lusófona desenvolveram atividades de Educação em Saúde para prevenção da gravidez indesejada, com abordagem sobre os diversos métodos contraceptivos, em diversas mídias sociais. Confira abaixo o resultado desses trabalhos:

https://youtu.be/ER0TEBkV4xI
https://youtu.be/FwyEvRGaWfQ
https://instagram.com/contraceptivos_quimicos?igshid=1n7bspvhgf9hb
https://faculdadelusofona.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Laqueadura.pdf
https://faculdadelusofona.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Vasectomia.pdf